24 de Julho, 2020

Bom dia!

-SPX -0.50%, Nasdaq -1.1%, Dax -2.0%, EuroStoxx -2.10%, Kospi -0.71%, Shanghai -3.86%, CSI 300 -2.4%, Hang Seng -2.38%.

-DXY -0.03%, MXN -0.26%, ZAR -0.60%, RUB -0.18%, CNH -0.20%, EUR -0.06%, GBP -0.05%, JPY +0.60%

-Brent 0.00%, WTI 0.12%, Iron Ore -1.72%, Ouro +0.25%, Prata +0.15%

Uma nova escalada de retaliações entre China e EUA está causando um risk-off nesta manhã. O ministro de relações exteriores da China disse que o fechamento do consulado americano em Chengdu era “legitimo e necessário aos injustificáveis atos por parte dos EUA”. Apesar disso é importante notar que fechar o consulado de Chengdu é menos nocivo ao relacionamento entre os dois países do que se a China tivesse optado por fechar o consulado de Hong Kong. De qualquer forma, devemos nos acostumar com essa nova guerra-fria. Não se trata apenas de retórica pre eleitoral. Apesar de que a ameaça de que os Republicanos percam o Texas depois de 40 anos pode ter influenciado o episódio de Houston.

Uma das notícias que teria ajudado o risk-off principalmente em tech ontem foi o fato ter sido agendado um painel anti trust para o dia 27 de julho nos EUA.

*HOUSE PANEL MEETS JULY 27 ON APPLE, AMAZON, FACEBOOK, GOOGLE

Como afirmamos no nosso artigo recente sobre FAANMGs, a única ameaça sobre essas empresas está no lado regulatório, ainda assim a probabilidade é baixa.

Os números de vendas no varejo no Reino Unido vieram bem acima do esperado. Retail Sales EX Auto fuel MoM veio 13.5% quando o esperado era 7.9%. (1.7% YoY vs esperado -3.7%)

Os números de PMI na Europa acabaram de sair mais fortes do que o esperado. 

*GERMANY JULY MANUFACTURING PMI 50; FORECAST 48

*GERMANY JULY SERVICES PMI RISES TO 56.7; FORECAST 50.5

*FRANCE JULY SERVICES PMI RISES TO 57.8; FORECAST 52.4

*FRANCE JULY MANUFACTURING PMI 52; FORECAST 53

*EURO-AREA JULY SERVICES PMI RISES TO 55.1; FORECAST 51

*EURO-AREA JULY MANUFACTURING PMI 51.1; FORECAST 50.1

*U.K. JULY MANUFACTURING PMI 53.6; FORECAST 52

*U.K. JULY SERVICES PMI RISES TO 56.6; FORECAST 51.5

Esses dados são muito positivos e refletem o fato de que a Europa saiu da crise mais rápido de os EUA, em função de características estruturais do mercado de trabalho e também do sucesso no combate a COVID.

A close up of a map

Description automatically generated

Fonte: Bloomberg

Contudo, existe uma ilusão de ótica com os PMIs num ambiente de brutal volatilidade econômica como os últimos 6 meses. Ou seja, PMI acima de 50 significa expansão na atividade econômica, mas não afirma quão depressivos estavam os níveis anteriores.

Fonte: Bloomberg

Os juros de 5 anos nos EUA atingiram a mínima histórica nesta manhã em 0.2548%, e o juro real de 10 anos também atingiu a mínima histórica em -0.94%. 

Noticias sobre COVID continuam fazendo pouco preço. EUA voltaram a registrar acima de mil mortes diárias e no Brasil o numero ontem foi de 1.3k, sem qualquer sinal de estabilização ou estratégia de enfrentamento.

Na edição de ontem do Eye On the World, Ben Laidler faz um analise sobre crescimento e performance de fundos ESG no mundo.  Leitura imperdível!

Gostaríamos de lembrar mais uma vez algumas implicações do atual ambiente global. A primeira delas é que estamos em um ambiente de crescimento baixo por muito tempo. Ou seja, juro baixo significa crescimento baixo, não podemos nos iludir. 

Alertamos no relatório acima que usar Selic como custo de oportunidade para se investir na bolsa é um erro crasso que induz investidores a erro. Além disso, num mundo atolado em dívidas, deveremos ter repressão financeira por um bom tempo, o que aumenta o apelo de ativos como Ouro e outros metais preciosos. Independente de discutirmos se o nível de valuation atual nos mercados representa ou não uma bolha, é sempre bom lembrar que o 4T 2018 deixou claro que os mercados não aguentam nem 5 minutos sem suporte do Fed e outros bancos centrais.

Keep dancing, but please stay close to the door.

Good luck trading!

Roberto Attuch Jr.

ra@omninvest.com.br

CNPI EM 096

DISCLAIMER:  Este Relatório de Análise foi elaborado e distribuído pelo Analista, signatário unicamente para uso do destinatário original, de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 598, de 3 de maio de 2018 e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As decisões de investimentos e estratégias financeiras devem ser realizadas pelo próprio leitor, os Analistas, ou a OMNINVEST não se responsabilizam por elas. Os produtos apresentados neste relatório podem não ser adequados para todos os tipos de investidores. Antes de qualquer decisão de investimentos, os investidores deverão realizar o processo de suitability no agente de distribuição de sua confiança e confirmar se os produtos apresentados são indicados para o seu perfil de investidor. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes. 

O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma totalmente independente e que a OMNINVEST não tem qualquer gerência sobre este conteúdo. As opiniões aqui expressas estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado. O Analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Instrução CVM nº 598/18 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório. Os analistas cadastrados na OMNINVEST estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários e no Manual de Controles Internos para Elaboração e Publicação de Relatórios da Omninvest. De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

 O conteúdo deste relatório é de propriedade única do Analista signatário e não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a terceiros, sem prévia e expressa autorização deste Analista. Todas as informações utilizadas neste documento foram redigidas com base em informações públicas, de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não são incertas ou equívocas no momento de sua publicação, o Analista não responde pela veracidade das informações do conteúdo. 

 Para maiores informações, pode-se ler a Instrução CVM nº 598 de 2018, e o Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários. Este relatório é destinado exclusivamente ao assinante da OMNINVEST que o contratou. A sua reprodução ou distribuição não autorizada, sob qualquer forma, no todo ou em parte, implicará em sanções cíveis e criminais cabíveis, incluindo a obrigação de reparação de todas as perdas e danos causados, nos termos da Lei nº 9.610/98 e de outras aplicáveis.