22 de Julho, 2020

Bom dia!

– SPX -0,50%, Nasdaq -0,56%, DAX -0,5%, EuroStoxx -0,9%,  FTSE 100 -0,90% Nikkei – 0,58%, Shanghai +0,37%, Hang Seng – 2,25%

– DXY +0,28% MXN +0,1%, ZAR +0,45%, RUB + 0,42%, CNH + 0,34%, EUR 0%, GBP -0,62%, JPY +0,22%, CHF + 0,1%

–WTI -1,55%, Copper -1,2%, Ouro + 0,8%, Prata +2,11%

– Grande parte dos comentários hoje ainda sobre o acordo histórico da UE ontem. Vários gestores ouvidos pela Reuters e Bloomberg afirmam que, apesar de não ser perfeito, o acordo representa uma mudança de direção para ativos financeiros na região. Pelo menos o risco de ruptura deve ser afastado por um bom tempo. Outro fato que contribui para isso foi a melhor performance da Europa na gestão da pandemia e no mercado de trabalho, o que a fez largar na frente na recuperação da economia.

– Mas uma noticia importante que ainda não recebeu a devida atenção foi a seguinte:

CHINA STAFF FORCED TO CLOSE HOUSTON CONSULATE, WANG SAYS

CHINA TO CLOSE HOUSTON CONSULATE AFTER U.S. DEMANDED THEY LEAVE

CHINA CALLS CONSULATE ACTION UNILATERAL PROVOCATION BY U.S.

CHINA CALLS CONSULATE CLOSURE UNPRECEDENTED ESCALATION BY U.S.

CHINA DEMANDS U.S. TO IMMEDIATELY WITHDRAW CONSULATE DECISION

A screen shot of a computer

Description automatically generated

Fonte: Bloomberg

Segundo a imprensa local em Houston, a decisão americana aconteceu depois de relatos de que funcionários do consulado estariam queimando documentos em containers. 

Conforme afirmamos aqui, não é exagero afirmar que estamos em uma nova guerra fria. Não apenas ambos os lados têm uma retorica cada vez mais agressiva, mas ela está sendo acompanhada por ações. Os EUA estão abertamente pressionando países aliados a não usarem equipamentos da Huawei, e a decisão do Reino Unido de faze-lo levou autoridades Chinesas a chamar o país de vassalo americano. Existe também a especulação de que os americanos proíbam o aplicativo chinês Tik Tok. Somado a isso, temos a escalada de declarações em consequência dos movimentos no mar do sul da China. Gloves are off.

A commodity de destaque ontem foi a prata. Depois de subir 8%, ela aparentemente quebrou uma resistência importante.

A picture containing outdoor, water, sitting, large

Description automatically generated

Fonte: Bloomberg

Com o ouro também próximo das máximas, os investidores parecem se preparar cada vez mais para um cenário de repressão financeira.

Na edição de ontem do Eye On the World, Ben Laidler fala da dispersão nos resultados reportados ate agora, tanto entre setores como regiões. Vale a leitura!

É grande a expectativa para o resultado da Tesla hoje, dado que grande parte da alta recente se deve a especulação de entrada no S&P, e para isso ela teria que apresentar lucro nesse trimestre…Lembrando que o valuation da Tesla reflete não apenas o domínio total do mercado de EVs, mas também a disruption em mercados aonde a empresa ainda nem atua.

Tensões geopolíticas não tem feito preço nos últimos anos. A guerra fria China-US não é o único exemplo, temos a questão da Turquia flexionando os músculos no mediterrâneo, colapso da Líbia, conflito entre Armênia e Azerbaijão, entre outros. Mas é o tipo de risco que não importa ate o dia que importa.

Keep dancing, but please stay close to the door.

Good luck trading!

Roberto Attuch Jr.

ra@omninvest.com.br

CNPI EM 096