21 de Setembro, 2020

Bom dia!

Mercados em forte queda com preocupações sobre COVID e recuperação global. 

Fonte: Refinitiv/Bloomberg

falecimento na sexta feira da juíza da suprema corte americana Ruth Bader Grinsburg vai tornar a eleição americana ainda mais dramática. Algumas implicações:

– uma ala do partido republicano gostaria de votar a nomeação no senado imediatamente. Lembrando que em uma situação semelhante em 2016, os republicanos se recusaram a aprovar Merrick Garland, indicado de Obama para a suprema corte.

– outra ala do partido defende que a nomeação seja feita após as eleições. A aposta é que a vaga que muda o equilíbrio da suprema corte pode motivar os eleitores conservadores. Contudo essa é uma situação especial dada a comoção em torno da morte de Ginsburgícone de direitos humanos e igualdade; o que pode levar a mesma motivação em eleitores democratas/liberais.

– a disputa política em torno da indicação praticamente inviabiliza qualquer pacote fiscal antes das eleições.

– com a vaga de Ginsburg, a corte estaria empatada hoje, com conservadores e liberais com 4 votos cada. Caso os republicanos emplaquem um juiz visto como partidário antes das eleições, especula-se que os democratas (caso obtenham o controle do senado) possam aumentar o número de juízes da corte, o que abalaria ainda mais a confiança nas instituições.

– sera dramático para os mercados caso a disputa eleitoral chegue a uma suprema corte empatada. Mas ate lá o caminho é longo, uma vez que a legislação eleitoral é estadual e deve ser resolvida nas cortes locais, a não ser que algum episódio eleitoral infrinja leis federais. 

COVID possa volta a preocupar os mercados, apesar da menor letalidade nessa segunda onda. Reino Unido ainda está sob ameaça de lockdown e o prefeito de Londres Sadiq Khan deve anunciar hoje medidas restritivas assim que encontrar com ministros. 

A screenshot of a cell phone

Description automatically generated

Fonte: Bloomberg

Depois do Reino Unido, os países com situação mais preocupante são Espanha e França, respectivamente.

De novo sobre “reopening trade” X “stay at home trade”. Apesar dos investidores estarem apreensivos com a falta de progresso no pacote de estímulos fiscais nos EUA, o rotação  entre setores nos EUA continua. Setor de empresas industriais segue com performance melhor que restantes.

A screen shot of a monitor

Description automatically generated

Fonte: Bloomberg

Trump celebrou o acordo do TikTokapesar de suas demandas de que a China entregasse o controle da companhia e seus algoritmos não tenham sido entregues. Após o acordo, a ByteDance continua tendo o controle da companhia que contará com futuros investimentos da Oracle e Walmart. A parte de dados ficará com a Oracle que proverá o serviço de nuvem para o TikTok, mas os algoritmos continuarão com a companhia chinesaTrump provavelmente fez isso por medo de perder eleitores jovens.

No ultimo Eye On the World, Ben Laidler fala dos impactos do La NinaImportante leitura para quem acompanha commodities agrícolas e o setor de alimentos no Brasil.

Para quem achava que a eleição americana estava morna, o falecimento de Ruth Ginsburg traz contornos dramáticos e aumenta a probabilidade não só de uma eleição contestada, mas também de tensão social e crise constitucional.

Keep dancing, but please stay close to the door.

Good luck trading!

Roberto Attuch Jr.

ra@omninvest.com.br

CNPI EM 096

Gostou do texto?

Então cadastre-se gratuitamente para receber em seu e-mail nossas novidades e ofertas exclusivas.

    DISCLAIMER:  Este Relatório de Análise foi elaborado e distribuído pelo Analista, signatário unicamente para uso do destinatário original, de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 598, de 3 de maio de 2018 e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As decisões de investimentos e estratégias financeiras devem ser realizadas pelo próprio leitor, os Analistas, ou a OMNINVEST não se responsabilizam por elas. Os produtos apresentados neste relatório podem não ser adequados para todos os tipos de investidores. Antes de qualquer decisão de investimentos, os investidores deverão realizar o processo de suitability no agente de distribuição de sua confiança e confirmar se os produtos apresentados são indicados para o seu perfil de investidor. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes.

    O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma totalmente independente e que a OMNINVEST não tem qualquer gerência sobre este conteúdo. As opiniões aqui expressas estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado. O Analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Instrução CVM nº 598/18 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório. Os analistas cadastrados na OMNINVEST estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários e no Manual de Controles Internos para Elaboração e Publicação de Relatórios da Omninvest. De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

    O conteúdo deste relatório é de propriedade única do Analista signatário e não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a terceiros, sem prévia e expressa autorização deste Analista. Todas as informações utilizadas neste documento foram redigidas com base em informações públicas, de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não são incertas ou equívocas no momento de sua publicação, o Analista não responde pela veracidade das informações do conteúdo.

    Para maiores informações, pode-se ler a Instrução CVM nº 598 de 2018, e o Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários. Este relatório é destinado exclusivamente ao assinante da OMNINVEST que o contratou. A sua reprodução ou distribuição não autorizada, sob qualquer forma, no todo ou em parte, implicará em sanções cíveis e criminais cabíveis, incluindo a obrigação de reparação de todas as perdas e danos causados, nos termos da Lei nº 9.610/98 e de outras aplicáveis.