21 de Julho, 2020

Bom dia!

– SPX +0.58%, Nasdaq +0.84%, DAX +1.80%, EuroStoxx +1.60%, Nikkei +0.26%, Kospi +1.39%, Shanghai +0.20%, CSI 300 +0.23%, Hang Seng +1.34%.

– MXN +0.22%, ZAR +0.52%, RUB +0.60%, CNH -0.06%, EUR -0.06%, GBP +0.17%, JPY -0.05%, CHF -0.05%

– Brent +0.67%, WTI +0.50%, Copper +0.41%, Iron Ore +1.65%, Ouro +0.27%, Prata +2.23%

– Depois de quatro dias de negociações, os líderes dos 27 países da União Europeia chegaram a um acordoquanto ao tamanho e formato do pacote de ajuda. Serão 390 bilhões em transferências e 360 bilhões em empréstimos subsidiadossomando 750 bilhões de euros. 1/3 do pacote será focado na mudança climática. Ou seja, investimento em projetos com energia limpa será contrapartida para o recebimento dos recursos. Itália devera ser a maior beneficiária dos aportes.

– Em relação aos números do COVID nos EUA, a sazonalidade de toda segunda-feira não nos oferece maiores insights sobre o estágio da doença no país. Vale lembrar que a taxa de fatalidade mostrada ontem, mesmo ajustada pelo lag entre novos casos e mortes, segue sua tendência de queda. 

– Mercado segue mostrando a correlação entre Nasdaq e Ouro vs o juro real americano. No final de semana, a Bloomberg divulgou mais uma matéria na qual fala sobre uma mudança de postura do FED em deixar a inflação subir acima da meta de 2%, dada a falta de sensibilidade da curva de Phillips nos últimos anos. Se houver de fato essa mudança na postura do FED, o juro real americano continuará negativo/mais negativo que já está o que é favorável para tech ou ouro. Abaixo, nós mostramos essa correlação. (Amarelo/lhs – Nasdaq, Verde/rhs2, Ouro e Branco, rhs1 invertido – Juro real americano de 10 anos). Como já afirmamos, teremos repressão financeira por muito tempo.

A picture containing monitor

Description automatically generated

Fonte: Bloomberg

– Esta madrugada foi divulgado o CPI no Japão para o mês de junho. A inflação sem alimentos em junho foi ligeiramente positiva, após dois meses consecutivos de queda. Apesar desta pequena melhora, não há o que se comemorar já que o risco de deflação ainda existe no país.

– A queda do diferencial de juros entre EUA e os países desenvolvidos, que nós mostramos abaixo, está pressionando o dólar no mundo vs moedas de países desenvolvidos. DXY está confirmando a quebra de um suporte de 2 anos.

A picture containing monitor, screen, television, table

Description automatically generated

Fonte: Bloomberg

– Outro que está quebrando uma resistência é o GBP.

A screen shot of a computer

Description automatically generated

Fonte: Bloomberg

– Assim como o Ouro.

A picture containing screen, monitor, television, computer

Description automatically generated

Fonte: Bloomberg

O ministro da economia do México disse ontem que procura ativamente empresas para realocarem a produção da China para o país. Em relatório publicado na OMNINVEST em 1 de Junho, Júlio Marquez Perez, chamava atenção para o fato e mostrava o potencial do México com este movimento.

Na edição de ontem do Eye On the World, Ben Laidler fala dos progressos obtidos com a vacina da Universidade de Oxford/Astra Zeneca, além analisar os índices de Global Mobility Composite Index eGlobal Restrictions Stringency Index

Gostaria de chamar mais uma vez atenção para meu artigo publicado no Neofeed, questionando se as FAANMGs talvez não teriam se tornado uma nova classe de ativos. Seu valor de mercado atingiu ontem o valor de USD 7,1 trilhões.

https://www.linkedin.com/posts/robertoattuchjr_o-poder-das-big-tech-mudan%C3%A7a-comportamental-activity-6690696699322634241-j8_1

Marcio Olímpio Fernandes publicou o seu panorama político semanal.

Conforme falamos há bastante tempo, o evento mais significativo do ano foi o pacote aprovado pela EU. Ele não apenas começou a endereçar uma fraqueza estrutural da região, mas diminuiu significativamente as críticas de que a governança do bloco é disfuncional. Outro fator que melhorou a percepção da Europa foi o sucesso no combate a COVID em relação aos EUA e também o melhor desempenho do mercado de trabalho, em função de características que sempre foram apontadas como um fraqueza da região. 

A temporada de resultados continua a todo vapor esta semana, e Tesla é um dos destaques. Mostramos acima a correlação do juro real americano com Nasdaq e ouro. Parece que o mercado concorda com a tese de repressão financeira e de que algumas das Big Techs são realmente parte de uma nova classe de ativos…

Keep dancing, but please stay close to the door.

Good luck trading!

Roberto Attuch Jr.

ra@omninvest.com.br

CNPI EM 096