14 de Outubro, 2020

Bom dia!

Mercados europeus e futuros americanos em leve alta, com estímulos nos EUA e possível lockdown no Reino Unido no radar.

Fonte: Refinitiv/Bloomberg

Boris Johnson está sofrendo pressão do partido trabalhista e dos cientistas do governo para que tenha um circuit breaker lockdown. O líder trabalhista Keir Starmer informou que as restrições não estão segurando o vírus e está pedindo de duas a três semanas de lockdown

U.K. SIGNALS IT WON’T WALK AWAY FROM EU TRADE TALKS IMMEDIATELY. Ou seja, nas negociações do BrexitBoris Johnson piscou primeiro.

De forma geral, a Europa luta para evitar novos lockdowns, e vários países vem adotando medidas restritivas a atividade social. A relativa calma do mercado em relação ao tema se deve aos números baixos de mortes e internações hospitalares, e também a esperança de vacina.

O príncipe da Arábia Saudita Mohammed Bin Salman e o presidente da Rússia Vladimir Putin pedira para que os produtores da OPEC+ continuem com as produções acordadas pelo grupo.

Apesar de uma mudança muito pequena na margem, dois importantes drivers dos ativos de hoje em dia pioraram na margem nos dois últimos dias. São eles o swap de inflação de 10 anos nos EUA ….

A picture containing building, blue, person, people

Description automatically generated

Fonte: Bloomberg

e o Global Money Supply

Chart

Description automatically generated

Fonte: Bloomberg

Vale lembrar que parte da queda do swap de inflação de 10 anos foi compensada pelo fechamento do juro nominal de 10 anos, amortecendo uma possível queda do juro real.

O índice de das empresa do setor de luxo na Europeu está praticamente zerando as perdas desde a pandemia, com performance superior ao MSCI Europa. Interessante notar que esse setor é um dos melhores indicadores antecedentes para a performance da economia chinesa.

Chart, histogram

Description automatically generated

Fonte: Bloomberg

Nossa autoridade em dívida públicaSergio Goldenstein publicou um relatório analisando as medidas divulgadas pelo BC e Tesouro Nacional para, em um ação conjunta, melhor gerenciar a divida pública nas operações de mercado aberto. Apesar das medidas serem bem-vindas, Sergio nota que a pressão só diminuirá quando o mercado estiver mais seguro sobre a trajetória fiscal do Brasil.

No ultimo Eye On the World, Ben Laidler analisa a diferença de performance entre gestores passivos e ativos durante a crise, notando que o melhor desempenho de fundos passivos os levou a atrair ainda mais recursos para a categoria. Contudo, ele nota que fundos ativos tem melhor chance de performance em mercados menos eficientes como China e small caps, dois de seus favoritos. 

Em ontem na Bloomberg, Joshua Green chama atenção a importância da Florida para a decisão da eleição, em linha com o que falamos há varias semanas. Para que a estratégia de Trump de questionar os votos pelo correio não tenha sucesso, é importante que Biden esteja a frente na noite da eleição. Lembrando que Florida e Arizona são dois estados importantes que contam antes os votos pelo correio. Green nota ainda que a votação pelo correio este ano está acima do verificado em anos anteriores. Agora são menos de 3 semanas, com apenas 1 debate praticamente na véspera da eleição. Aparentemente a postura de Superman de Trump após a cura de Covid não teve grande impacto nas pesquisasAtenção então nesses estados importantes e possíveis surpresas com escândalos e eventos geopolíticos.

Keep dancing, but please stay close to the door.

Good luck trading!

Roberto Attuch Jr.

ra@omninvest.com.br

CNPI EM 096

Gostou do texto?

Então cadastre-se gratuitamente para receber em seu e-mail nossas novidades e ofertas exclusivas.

    DISCLAIMER:  Este Relatório de Análise foi elaborado e distribuído pelo Analista, signatário unicamente para uso do destinatário original, de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 598, de 3 de maio de 2018 e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As decisões de investimentos e estratégias financeiras devem ser realizadas pelo próprio leitor, os Analistas, ou a OMNINVEST não se responsabilizam por elas. Os produtos apresentados neste relatório podem não ser adequados para todos os tipos de investidores. Antes de qualquer decisão de investimentos, os investidores deverão realizar o processo de suitability no agente de distribuição de sua confiança e confirmar se os produtos apresentados são indicados para o seu perfil de investidor. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes.

    O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma totalmente independente e que a OMNINVEST não tem qualquer gerência sobre este conteúdo. As opiniões aqui expressas estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado. O Analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Instrução CVM nº 598/18 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório. Os analistas cadastrados na OMNINVEST estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários e no Manual de Controles Internos para Elaboração e Publicação de Relatórios da Omninvest. De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

    O conteúdo deste relatório é de propriedade única do Analista signatário e não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a terceiros, sem prévia e expressa autorização deste Analista. Todas as informações utilizadas neste documento foram redigidas com base em informações públicas, de fontes consideradas fidedignas. Embora tenham sido tomadas todas as medidas razoáveis para assegurar que as informações aqui contidas não são incertas ou equívocas no momento de sua publicação, o Analista não responde pela veracidade das informações do conteúdo.

    Para maiores informações, pode-se ler a Instrução CVM nº 598 de 2018, e o Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários. Este relatório é destinado exclusivamente ao assinante da OMNINVEST que o contratou. A sua reprodução ou distribuição não autorizada, sob qualquer forma, no todo ou em parte, implicará em sanções cíveis e criminais cabíveis, incluindo a obrigação de reparação de todas as perdas e danos causados, nos termos da Lei nº 9.610/98 e de outras aplicáveis.